Unidade

Vejamos algumas definições para “unidade”:

Ser junto, se tornar um, ter o mesmo pensamento. Ser um só. Compartilhar das mesmas idéias.

Tenho aprendido que unidade não é uniformidade. É pretenção pensar que só exista uma forma de se fazer as coisas. Deus na Sua infinita sabedoria e graça deu à Sua igreja uma grande diversidade de dons e formas de atuação. É necessário que estes caminhem juntos em um só propósito, firmes sobre um só fundamento: Jesus! Que Ele seja glorificado e que venha o Seu Reino!

Temos estado com muitos pastores e líderes nos últimos meses, e o maior peso do coração de alguns é pela unidade entre as igrejas.

Falar de unidade em uma época de diversos “reinos particulares” parece uma contradição. Mas o evangelho de Jesus sempre soou contraditório para o jeito de pensar a agir do mundo. Ainda que por vezes a igreja pareça se conformar aos princípios competitivos da sociedade materialista em que vivemos, Jesus nos chama para caminharmos em um só Espírito, amando e servindo uns aos outros.

Jesus orou ao Pai para que houvesse unidade entre os cristãos. Lemos em João 17: 20-23:
“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”


É importante reafirmar que cristão tem como identidade o amor ao próximo, independente de credo, raça, sexo ou grupo social. Somos chamados a amar até mesmo os nossos inimigos e a orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44). Mas a unidade( ter os mesmos pensamentos, propósitos, princípios) só é possível quando somos ligados pelo mesmo fundamento que é Jesus. Quando juntamente cremos que Jesus é o Ungido, o Cristo, o Filho de Deus. Unidade só é possível quando somos batizados, imersos num mesmo Espírito, que é o Espírito Santo de Deus. Interesses comuns podem unir pessoas por um tempo, mas somente o Espírito Santo é capaz de unir para sempre em amor pessoas tão diferentes, tão diversas.

Quando somos um só, o mundo toma conhecimento do amor de Deus e da Sua dádiva tão preciosa que é Jesus, o reconciliador entre Deus e os homens, e também reconciliador entre as pessoas.

A igreja é a comunidade dos que crêem em Jesus. Somos uma comunidade assim como o nosso Deus o é (Pai, Filho e Espírito Santo que formam a Trindade). O ponto em comum não são ordenanças, ou leis, é Cristo. A nossa unidade está na fé em Jesus.


“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”
Efésios 2:13-22


Que este 2011 seja um ano de mais unidade no corpo de Cristo. Que não nos conformemos com a mentalidade mercadológica e competitiva que rege esta geração. Que nos enchamos mais do Espírito Santo, o reconciliador. Que refaçamos as alianças que foram quebradas e que caminhemos juntos para que o Reino de Deus cresça e o nome do Senhor Jesus seja exaltado. Que vidas sejam alcançadas pela revelação de Jesus em nós. Que sejamos facilitadores e cooperadores uns dos outros. Por Ele e para Ele são todas as coisas!

Por Nívea Soares
Fonte: Portal Adorando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog