Por que louvar a Deus?

Para responder essa pergunta, faz-se necessário entender qual é o fim principal do cristão: seu objetivo existencial é glorificar a Deus, e alegrar-se Nele para sempre.

"E em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o prazer de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado". Efésios 1:5-6

O cristão tem o objetivo de louvar a Deus e glorificar o seu Nome. A obra da salvação, que foi completamente realizada por Deus, é uma demonstração do seu amor e de sua graça. Por esse motivo, não cabe a nós cristãos buscarmos nossa felicidade ou sonhos, mas louvar a Deus com nossas vidas. O Apóstolo Paulo escreveu na carta aos coríntios, que tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus (1 Co. 10:31).

Mas, se glorificamos a Deus em nossa vida diária, por que então devemos louvá-lo no culto dominical? A igreja de Cristo é o conjunto de muitos filhos. Devemos louvar a Ele no culto oficial, porque nesse momento estamos como comunidade, corpo local. Na Bíblia encontramos orientações específicas para as igrejas, sobre louvar a Deus com cânticos. Em Efésios 5:18-19, Paulo fala que devemos ser cheios do Espírito Santo, e uma das formas para alcançar essa plenitude é através de salmos, hinos e cânticos espirituais.

Aprendemos com os exemplos na Bíblia:
1.     Anjos louvando a Deus: Isaías 6:3
2.     Celebração visível da aliança com Deus: Tabernáculo
3.     Com instrumentos: Salmo 92:3
4.     Júbilo no céu: Apocalipse 19:1-10

O culto dominical, antes de qualquer outro motivo, é feito para Deus. Nesse momento, como congregação em uma só voz, podemos exaltar ao Deus que é perfeito!

Felipe S. R. Alves


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog